Índices biológicos

%

Índice de calor

O índice de calor (HI) é um índice que combina a temperatura do ar e umidade relativa, em áreas sombreadas, como uma tentativa de determinar a temperatura equivalente percebida pelo homem, como seria quente se a umidade fosse algum outro valor na sombra. O índice de calor foi desenvolvido em 1978 por George Winterling como o "humiture" e foi adotado pelo Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA um ano depois. É derivado do trabalho realizado por Robert G. Steadman. Como o índice de sensação térmica, o índice de calor contém suposições sobre a massa e a altura do corpo humano, roupas, quantidade de atividade física, espessura do sangue, exposição à radiação solar e ultravioleta e a velocidade do vento. Desvios significativos destes resultarão em valores de índice de calor que não refletem com precisão a temperatura percebida.

O índice de calor é definido de modo a igualar a temperatura do ar real quando a pressão parcial do vapor de água é igual a um valor de referência de 1,6 kilopascals [kPa] (0,23 psi). À pressão atmosférica padrão (101,325 kPa), essa linha de base corresponde a um ponto de orvalho de 14 ° C (57 ° F) e uma taxa de mistura de 0,01 (10 g de vapor de água por quilograma de ar seco). Isso corresponde a uma temperatura do ar de 25 ° C (77 ° F) e umidade relativa de 50% no gráfico psicrométrico do nível do mar.

27-32°C 80-91°F Cuidado: a fadiga é possível com exposição e atividade prolongadas. A atividade contínua pode resultar em caimbras de calor.
32-41°C 90-105°F Extrema cautela: caimbras de calor e exaustão por calor são possíveis. A atividade contínua pode resultar em insolação.
41-54°C 105-130°F Perigo: caimbras causadas pelo calor e exaustão pelo calor são prováveis, a insolação é provável com atividade contínua.
Acima de 54 °C Acima de 130°F Perigo extremo: a insolação é iminente

Índice Simmer de Verão

O Índice Summer Simmer fornece um indicador comprovado de preocupações e desconforto com o estresse de calor, utilizando valores de temperatura equivalentes significativos para aceitação e conscientização do público em geral. Baseado em princípios científicos sólidos, é confirmado por modelos fisiológicos independentes e apoiado por centenas de testes em indivíduos humanos. É derivado de estudos da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento e Refrigeração (ASHRAE) e confirmado por testes e análises feitos na Universidade Estadual do Kansas. Ao contrário do índice derivado desses estudos, no entanto, ele atende a todos os requisitos subjetivos e objetivos relacionados a um ambiente seco. Como tal, o novo SSI é o único índice de temperatura e umidade que usa os resultados de modelos fisiológicos e testes humanos comprovados e pode ser relacionado a um ambiente seco para aceitação pelo público em geral. Ao fazer isso, o índice, como o fator do vento usado durante o inverno, fornece um equivalente de temperatura significativo e realista que pode ser usado não apenas como uma indicação de quão quente é, mas também como um alerta prontamente identificável para indivíduos sujeitos a os perigos fisiológicos da exposição ao calor.

Zona 0
< 70
Legal Condições legais
Zona 1
70 <= SSI < 77
Um pouco legal A maioria das pessoas se sente bastante confortável, embora seja um pouco mais fria
Zona 2
77 <= SSI < 83
Confortável Muito confortável para a maioria das pessoas
Zona 3
83 <= SSI < 91
Ligeiramente quente A maioria das pessoas se sente confortável, mas um pouco quente
Zona 4
91 <= SSI < 100
Quente Desconforto aumentado
Zona 5
100 <= SSI < 112
Muito quente Risco de insolação e exaustão pelo calor, significativo desconforto
Zona 6
112 <= SSI < 125
Extremamente quente Desconforto grave, perigo de insolação, exaustão pelo calor e desidratação
Zona 7
125 <= SSI < 150
Perigosamente quente Extremo perigo de insolação e desidratação
Zona 8
> 150
Ameaça à vida Perigo iminente de colapso circulatório após exposição prolongada

Índice de inverno de Scharlau

Válido para: temperaturas de -5 a + 6 °C e umidade >= 40%

O Índice de Inverno de Scharlau foi estabelecido experimentalmente por K.Scharlau para avaliar a exposição ao frio e medir a intensidade do estresse de sobre-resfriamento humano. O índice só é válido se a temperatura estiver entre -5 e + 6 e graus e a umidade estiver acima ou igual a 40%. Reflete a sensação de desconforto devido às perdas de calor por radiação e evaporação da pele exposta.

SWI >= 0 Confortável
-1 < SWI < 0 Ligeiramente desconfortável
-3 < SWI <= -1 Moderadamente desconfortável
SWI <= -3 Altamente desconfortável

Índice de verão Scharlau

Válido para: temperaturas 17 a 39 °C e umidade> = 30%

O Índice de Verão Scharlau indica o grau de conforto ou desconforto térmico durante o verão e temperaturas mais altas. Ele é definido apenas na faixa de temperatura entre 17 e 39 graus e umidade relativa acima de 30% (na ausência de vento).

SWI >= 0 Confortável
-1 < SWI < 0 Ligeiramente desconfortável
-3 < SWI <= -1 Moderadamente desconfortável
SWI <= -3 Altamente desconfortável

Humidex

O humidex (índice de umidade) é um número de índice usado pelos meteorologistas canadenses para descrever como o clima é quente para uma pessoa comum como resultado do efeito combinado de calor e umidade. É um número adimensional calculado a partir do ponto de orvalho.

A fórmula usada para calculá-la foi desenvolvida por J.M.Masterton e F.A.Richardson do Serviço Atmosférico do Canadá em 1979. Ao contrário do índice de calor usado nos Estados Unidos, ela é derivada do ponto de orvalho, em vez da umidade relativa.

O Humidex acima de 40 é considerado muito alto e, em tais condições, toda a exposição desnecessária e atividades ao ar livre devem ser limitadas. Se a leitura estiver entre os 30 e os 30, certos tipos de exercícios ao ar livre devem ser reduzidos ou modificados, dependendo da idade e da saúde do indivíduo, da forma física, do tipo de roupa, etc.

HX < 29 Confortável
30 <= HX < 34 Desconforto perceptível
35 <= HX < 39 Desconforto evidente
40 <= HX < 45 Grande desconforto, evite o esforço
45 <= HX < 54 Desconforto perigoso
HX > 54 Insolação possível

Índice de tensão relativa

Válido para: temperaturas 26 a 35 °C

O índice de tensão relativa (RSI) foi desenvolvido por Lee e Henschel. É também uma medida de desconforto resultante do efeito combinado de temperatura e umidade. Ele assume uma pessoa vestida com um terno leve, andando em um ritmo moderado em um movimento de ar muito leve. É aplicável para avaliar o estresse térmico de trabalhadores manuais sob abrigo em várias taxas metabólicas.

RSI < 0.15 Confortável
0.15 < RSI <= 0.25 Leve desconforto
0.25 < RSI <= 0.35 Desconforto
0.35 <= RSI < 0.45 Desconforto significativo
RSI < 0.45 Desconforto extremo

Índice de desconforto de Thom (TDI)

O Índice de Desconforto de Thom (TDI) indica o nível de desconforto como resultado da alta temperatura e o efeito combinado com a umidade relativa. Foi desenvolvido por E.C.Thom, um pesquisador que trabalha no Departamento de Meteorologia dos EUA.

TDI < 21 Sem desconforto
21 < TDI <= 24 Menos da metade da população sente desconforto
24 < TDI <= 27 Mais da metade da população sente desconforto
27 < TDI <= 29 A maioria das pessoas sente desconforto e deterioração das condições psicofísicas
29 < TDI <= 32 Todos sentem desconforto significativo
32 < TDI Desconforto perigoso e muito forte que pode causar