Jet stream

As correntes de jatos (Jet streams) são correntes de ar velozes, estreitas e sinuosas. Encontradas na atmosfera de alguns planetas, incluindo a Terra. Na Terra, os principais jatos estão localizados perto da altitude da tropopausa e são ventos de oeste (fluindo de oeste para leste). Seus caminhos normalmente têm uma forma sinuosa. As correntes de jatos podem começar, parar, dividir em duas ou mais partes, combinar em um fluxo ou fluir em várias direções, inclusive opostas à direção do restante do jato.

Os jatos mais fortes são os jatos polares, a 9–12 km acima do nível do mar e com altitude mais alta, jatos subtropicais é um pouco mais fracos a 10–16 km. O Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul têm um jato polar e um jato subtropical. O jato polar do hemisfério norte flui sobre as latitudes médias da América do Norte, Europa e Ásia e seus oceanos intermediários, enquanto o jato polar do hemisfério sul circunda a Antártida durante todo o ano.

Jet streams são o produto de dois fatores::

A corrente de jato Polar se forma perto da interface das células de circulação Polar e Ferrel; enquanto o jato subtropical se forma perto do limite das células de circulação de Ferrel e Hadley.

Outros fluxos de jato também existem. Durante o verão do hemisfério norte, os jatos de leste podem se formar em regiões tropicais, onde o ar seco encontra ar mais úmido em altas altitudes. Os jatos de nível baixo também são típicos de várias regiões. Os meteorologistas usam a localização de alguns dos jatos como auxílio na previsão do tempo. A principal relevância comercial dos jatos está nas viagens aéreas, já que o tempo de voo pode ser drasticamente afetado por voar com o fluxo ou contra.


Situação Atual

Hemisfério Sul

Hemisfério norte


Atlântico norte

Pacífico


Fonte de dados: GFS, California Regional Weather Server