Projeções Climáticas em Alta Resolução para a América do Sul:
Ciclo de Vida da Monção Sul-Americana


Esse estudo, financiado pela chamada Universal do CNPq 2018, analisa as projeções climáticas do Regional Climate Model (RegCM4) para a América do Sul. O RegCM4 foi dirigido por três modelos globais (MPI-ESM-MR, HadGEM2-ES, NorESM) do CMIP5.

O objetivo geral do estudo é prover conhecimento sobre as características do Sistema de Monção da América do Sul no cenário RCP8.5. O período considerado como histórico no estudo é 1995-2014 e o futuro é 2080-2099.

Como resultados do projeto, são apresentados mapas da análise climatológica da precipitação, temperatura do ar a 2 m e ventos em 850 e 200 hPa no clima presente e futuro (ver menu de navegação).

O resultado mais importante do projeto é a projeção do ciclo de vida da monção, mostrada na figura abaixo. Detalhes da metodologia usada para identificar o início (onset), fim (demise) and duração (length) são apresentados no manuscrito Reboita, M. S.; Teodoro, T. A.; Souza, Ferreira. W.; Souza, C. A., 2022: Ciclo de Vida do Sistema de Monção da América do Sul: Clima Presente e Futuro. Revista Brasileira de Geografia Física.

A escala de cores corresponde a pêntadas. Lembra-se aqui que um ano tem 73 pêntadas. Entre os resultados têm-se que: no sul da Amazônia, o ciclo de vida da monção no ensemble dos MCGs (RegCM4) é projetado iniciar entre as pêntadas 59-60 (58-61) e decair nas pêntadas 22-26 (23-27). A mesma análise indica para a região Sudeste que a monção inicia entre as pêntadas 56-60 (57-65) a decai entre as pêntadas 15-20 (15-20) pelo ensemble dos MCGs (RegCM4).








Comparação da chuva




Intercomparação entre Modelos Temperatura do Ar a 2 m




Equipe:


Michelle S. Reboita
reboita@unifei.edu.br
Rosmeri P. da Rocha
rosmerir.rocha@iag.usp.br
Thales Alves Teodoro
--@unifei.edu.br
Christie A. Souza
christie@unifei.edu.br
Glauber Willian de S. Ferreira
glauber_ferreira@unifei.edu.br
Lívia M. M. Dutra
livia.dutra@usp.br
Tércio Ambrizzi
tercio.ambrizzi@iag.usp.br

Publicação: